COMUNICADO
25 de outubro de 2019Todos por Tony Carneiro
13 de novembro de 2019Nota de Repúdio
A ABCD (Associação Bahiana dos Cronistas Desportivos) tem o desprazer em, mais uma vez, repudiar a decisão da Diretoria do Esporte Clube Vitória de proibir o acesso de profissionais da Imprensa para desempenhar suas atividades profissionais, no período de treino, nas dependências do Clube.
Desta vez, a Equipe da Band Bahia, na pessoa da Jornalista Juliana Guimarães, recebeu uma mensagem de whatsapp da Assessoria de Comunicação Rubro-Negra comunicando o fato.
É inaceitável que a esta altura, em 2019, se imponha limites, de qualquer ordem, à atividade jornalística pelo grave prejuízo que causam ao conjunto da sociedade, que tem violado seu direito fundamental de acesso à informação.
Esta decisão é cerceamento e censura à Liberdade de Expressão e de Imprensa ferindo preceitos constitucionais, a Lei de Acesso à Informação, bem como o Código de Ética dos Jornalistas e radialistas que tem como base primordial o direito fundamental do cidadão à informação pública.
O ato demonstra o quão ultrapassado está a atual gestão, o que se torna preocupante para o futuro de um clube centenário e que passa por uma de suas piores crises dentro e fora de campo.
A ABCD contesta este ato arbitrário, ao tempo que solicita providências da diretoria do Vitória, deixando claro que a justiça se fará necessária para preservar os direitos dos seus associados.