ACEB apoia o 1º Meeting Brasileiro de Jornalismo Esportivo em Curitiba
8 de janeiro de 2020O primeiro dia do Congresso em Feira de Santana
10 de janeiro de 2020Federação Bahiana abre credenciamento para 1ª fase do Campeonato Baiano
A Federação Bahiana de Futebol comunica aos profissionais da imprensa esportiva da Bahia que o credenciamento de imprensa para quem trabalha no campo, na cobertura de jogos, será exigido na Série A do Baianão 2020. Não há mudanças em relação ao modelo de credenciamento utilizado na temporada passada.
O credenciamento para os jogos da 1ª fase do estadual já foi iniciado. Atendendo aos pedidos dos próprios membros da imprensa esportiva, a FBF liberou o credenciamento para toda a fase de classificação, da 1ª à 9ª rodada. Os profissionais já podem solicitar cadastramento para trabalhar em todos os jogos.
Para a conclusão do credenciamento, todos os dados e a foto (em formato JPEG) dos credenciados são obrigatórios. Qualquer erro de digitação, ou ausência de informação, ocasiona na não conclusão da solicitação.
A FBF alerta, ainda, que o credenciamento é encerrado sempre 48h úteis antes das partidas. Portanto, com o jogo acontecendo em uma quarta-feira, o credenciamento pode ser realizado até às 18h da segunda-feira. Já para duelos em finais de semanas (sábado ou domingo), o credenciamento se encerra às 18h de quarta-feira.
O total de profissionais estabelecido para a ocupação do entorno do gramado é de:
I. Até 30 (trinta) radialistas;
II. Até 30 (trinta) fotógrafos;
III. Até 20 (vinte) profissionais por emissora de TV transmitindo “ao vivo”;
IV. Até 3 (três) profissionais por clube.
Os pedidos de credenciamento não conferem o credenciamento em si, devendo os solicitantes aguardar a confirmação ou a negativa por e-mail.
As equipes de reportagem de TV devem ser compostas por até 3 (três) integrantes: o repórter, o cinegrafista e o auxiliar. As agências, jornais, portais e revistas podem solicitar credenciamento para até 2 (dois) fotógrafos por partida, de acordo com a diretriz técnica da CBF.
Os clubes fazem jus ao acesso de até 3 (três) profissionais de mídia para o gramado. As rádios que estiverem transmitindo a partida “ao vivo” podem solicitar credenciamento para até 3 (três) profissionais: 2 (dois) repórteres e 1 (um) auxiliar/técnico, sendo autorizada apenas a permanência dos repórteres no gramado. Em caso de identificação de um número de profissionais superior ao permitido por veículo, a FBF irá considerar os primeiros credenciamentos recebidos. Os demais serão reprovados.
Vale lembrar que profissionais comentaristas e narradores de emissoras de rádio e TV, além dos repórteres de sites, jornais, revistas e agências não têm acesso ao gramado. Estes devem acessar o estádio pelo portão de imprensa e se acomodar na Tribuna de Imprensa ou cabines de transmissões.
AINDA SOBRE AS EQUIPES DE REPORTAGENS DE TV, PARA A SÉRIE A DO BAIANÃO 2020 SÓ TERÃO ACESSO AO CAMPO DE JOGO AQUELAS QUE PERTENCEREM À EMISSORA DETENTORA DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO DA COMPETIÇÃO. AS DEMAIS TAMBÉM DEVERÃO SE ACOMODAR NA TRIBUNA DE IMPRENSA.
A utilização dos coletes distribuídos para acesso ao entorno do gramado é obrigatória para todos os profissionais durante toda a partida. Fica conferida às equipes TV de reportagem “ao vivo” a prerrogativa de retirar os coletes nas entrevistas do intervalo e ao final das partidas.
A retirada do colete, bem como o acesso ao local de trabalho deverá ocorrer a partir de 3 horas de antecedência, encerrando 30 minutos antes do início da partida. Os profissionais que se apresentarem após o período determinado somente terão acesso à tribuna de imprensa.
A página do credenciamento fica localizada no portal fbf.org.br, logo abaixo do FALE CONOSCO, como mostra a imagem abaixo. Basta clicar em “CREDENCIAMENTO” e em seguida escolher a competição, rodada e a partida. Para dúvidas, entrar em contato por meio do e-mail comunicacao@fbf.org.br.