ABCD lamenta o falecimento do Radialista Carlos Sobral
31 de julho de 2020

COMUNICADO IMPORTANTE

RR Topo

Caros Cronistas Esportivos Brasileiros
A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil – ACEB – manteve diversas reuniões com a CBF nos últimos dias, tratando do credenciamento para os jogos do Brasileirão, séries A, B, C e D, que serão iniciados a partir deste dia 08 de agosto de 2020. Nossa pauta foi sempre a defesa dos direitos dos cronistas esportivos e as condições de segurança e saúde para o exercício da profissão nos estádios. Chegamos a bom termo.
Neste momento de exceção, dada a pandemia do novo coronavírus, o credenciamento das primeiras rodadas será feito diretamente pela CBF, através de seu site, com a participação das associações de cronistas auxiliando no aferimento dos veículos e profissionais que a CBF autorizar, evitando possíveis distorções de credenciamentos indevidos.
Além disso, a CBF autorizou que as Associações de Cronistas coloquem um supervisor de credenciamento nos estádios ao lado do Supervisor de Imprensa da CBF, para igualmente auxiliar na identificação de qualquer problema que surja, eventualmente.
Os protocolos a serem seguidos pelos profissionais de imprensa nos estádios são os que foram criados pela CBF em consonância com as autoridades de saúde do País e a OMS, inclusive quanto à limitação do número de pessoas por veículo e no total destinado à Imprensa.
Desta forma ACEB (e suas Associações Estaduais filiadas) e CBF caminharão juntas no sentido de dar ao futebol a melhor cobertura possível na volta dos campeonatos nacionais, protegendo, tanto quanto possível, a saúde dos profissionais envolvidos.
ACEB recomenda aos cronistas esportivos a leitura do documento “Diretriz Técnica Operacional para Retorno das Competições”, disponível do site da CBF.
Diretoria da ACEB
Presidente: Márcio Martins
1º Vice-presidente: Alex Bagé / 2º Vice-presidente: Paulo Roberto Pereira
ASSOCIAÇÕES FILIADAS: ACEESP (SP); ACERJ (RJ); ACEG (RS); ABCD (BA); ACEP (PR); ACLEA (AM); ARLER (RO); ACERN (RN); AMCE (MG); ACEA (AL); APBCE (PB), ACLEP (PA), ACESC (SC).
Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2020

PROCEDIMENTOS PARA CREDENCIAMENTO
1 – Credenciar o veículo de comunicação através do endereço:
http://credencial.cbf.com.br
(Obter login e senha do veículo, que servirá para todos os credenciamentos que fizer daí por diante)
2 – Credenciar os profissionais (um de cada vez). Em cada jogo há um limite de profissionais por veículo especificado no protocolo da CBF.
http://credencial.cbf.com.br/competicoes
Escolhe o jogo / entra com login e senha do veículo / credencia o profissional
3 – Observar o prazo de 3 dias úteis antes do jogo a solicitar.
4 – Cabines de Rádio e TV: Não deverão ser utilizadas, pois por recomendação da comissão médica da CBF, as pessoas nos estádios devem ocupar lugares abertos, mantendo distanciamento e usando máscaras. Entretanto, embora o protocolo preconize tal medida, por questão de logística de acomodação, os estádios cujas cabines forem abertas e espaçosas, poderão abrigar APENAS UMA PESSOA.
5 – Não será exigida testagem de Covid-19. Os estádios terão um check point na entrada, onde haverá aferição da temperatura corporal (quem apresentar temperatura de 37,5 graus será impedido de entrar no estádio, sendo recomendado procurar assistência médica). O USO DE MÁSCARAS É OBRIGATÓRIO, podendo os locutores utilizar o protetor facial modelo “face shield” (máscara de acetato). O uso de álcool gel é recomendado todo o tempo.
6 – De acordo com o protocolo da CBF, o quantitativo de imprensa está assim distribuído:
Série A: TOTAL DE IMPRENSA – 90 profissionais
TVs Detentoras de Direitos (equipe de transmissão) – 40
Rádios – 20
Jornais / TVs não-detentoras / sites – 20
Fotógrafos – 10

RR Topo